Disgrafia

Disgrafia

A disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado por déficits da expressão escrita. As dificuldades decorrentes da disgrafia impactam a qualidade da escrita, tanto em relação a legibilidade (qualidade da formação da letra, alinhamento e espaçamento das letras e palavras e dimensionamento das letras, ou seja, prejuízos que afetam o traçado e grafia), quanto em relação a velocidade da escrita (taxa de produção). É importante destacar que a disgrafia manifesta-se pela incapacidade do indivíduo em produzir uma escrita compreensível com clareza e organização, apesar de possuir nível intelectual adequado, ter recebido nos primeiros anos de educação escolar as devidas instruções para a aquisição da escrita e ter sido submetido ao processo de prática da escrita no decorrer de sua formação acadêmica.

Algumas características comuns das crianças com disgrafia:

– letra excessivamente grande ou pequena;

– forma das letras irreconhecível;

– produção escrita marcada por mistura de letras (maiúsculas e minúsculas e/ou letras bastão com letra cursiva);

– traçado de letra ininteligível, incompleto, exagerado e grosso ou demasiadamente suave e imperceptível;

– escrita rápida ou lenta demais;

– espaçamento irregular das letras ou palavras;

– erros e borrões;

– desorganização geral na folha;

– falta de respeito às margens do caderno.

A disgrafia é um transtorno específico de aprendizagem, caracterizado por déficits da expressão escrita. As dificuldades decorrentes da disgrafia impactam a qualidade da escrita, tanto em relação a legibilidade (qualidade da formação da letra, alinhamento e espaçamento das letras e palavras e dimensionamento das letras, ou seja, prejuízos que afetam o traçado e grafia), quanto em relação a velocidade da escrita (taxa de produção). É importante destacar que a disgrafia manifesta-se pela incapacidade do indivíduo em produzir uma escrita compreensível com clareza e organização, apesar de possuir nível intelectual adequado, ter recebido nos primeiros anos de educação escolar as devidas instruções para a aquisição da escrita e ter sido submetido ao processo de prática da escrita no decorrer de sua formação acadêmica.

Algumas características comuns das crianças com disgrafia:

– letra excessivamente grande ou pequena;

– forma das letras irreconhecível;

– produção escrita marcada por mistura de letras (maiúsculas e minúsculas e/ou letras bastão com letra cursiva);

– traçado de letra ininteligível, incompleto, exagerado e grosso ou demasiadamente suave e imperceptível;

– escrita rápida ou lenta demais;

– espaçamento irregular das letras ou palavras;

– erros e borrões;

– desorganização geral na folha;

– falta de respeito às margens do caderno.