Discalculia

Discalculia

A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em compreender e manipular números e símbolos matemáticos. Uma criança com discalculia pode apresentar problemas no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes. Destaca-se que essas dificuldades não podem ser explicadas por desinteresse ou desmotivação, ou por deficiências intelectuais.

Sinais de alerta para a discalculia:

– Estratégias imaturas de contagem. A criança recorre frequentemente a estratégias imaturas, como contar com os dedos para resolver problemas ou desenhar elementos não simbólicos no caderno para apoiar a contagem;

 

A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em compreender e manipular números e símbolos matemáticos. Uma criança com discalculia pode apresentar problemas no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes. Destaca-se que essas dificuldades não podem ser explicadas por desinteresse ou desmotivação, ou por deficiências intelectuais.

Sinais de alerta para a discalculia:

– Estratégias imaturas de contagem. A criança recorre frequentemente a estratégias imaturas, como contar com os dedos para resolver problemas ou desenhar elementos não simbólicos no caderno para apoiar a contagem;

 

– Dificuldade para aprender e memorizar fatos aritméticos;

– Prejuízo do senso numérico;

– Dificuldades em precisão ou fluência de cálculo;

– Incompreensão dos procedimentos de cálculo e seus conceitos;

–  Dificuldades em precisão no raciocínio matemático;

– Dificuldade para decompor um problema em partes;

– Dificuldades para estimar quantidades;

– Reduzida capacidade de subtização;

– Dificuldade com a transcodificação de representações simbólicas;

– Dificuldade para contar em ordem inversa;

– Incompreensão do sistema decimal;

– Prejuízo no desenvolvimento da linha numérica mental.

– Dificuldade para aprender e memorizar fatos aritméticos;

– Prejuízo do senso numérico;

– Dificuldades em precisão ou fluência de cálculo;

– Incompreensão dos procedimentos de cálculo e seus conceitos;

–  Dificuldades em precisão no raciocínio matemático;

– Dificuldade para decompor um problema em partes;

– Dificuldades para estimar quantidades;

– Reduzida capacidade de subtização;

– Dificuldade com a transcodificação de representações simbólicas;

– Dificuldade para contar em ordem inversa;

– Incompreensão do sistema decimal;

– Prejuízo no desenvolvimento da linha numérica mental.