Dificuldades de Aprendizagem em Escrita

Dificuldades de Aprendizagem em Escrita

A avaliação da escrita tem por objetivo identificar qual a dificuldade específica da criança, quais as habilidades estão comprometidas e preservadas.

Na avaliação das dificuldades de escrita são analisadas as seguintes habilidades: 

– ortografia ou codificação gráfica – se refere a codificação de fonemas em grafemas a partir do uso competente das regras fonológicas e ortográficas.

– grafia ou caligrafia (aspectos psicomotores) – envolve uma das habilidades de coordenação motora fina, pode compreender aspectos como a proporção de tamanho das letras, uniformidade de espaço entre elas, uniformidade de inclinação, bem como a fluência.

– a composição ou produção textual – elaboração de notas, narrativas e dissertações. A produção tem como etapas o planejamento da expressão do raciocínio linguístico, a iniciação de engajamento para execução, a alternância em um conjunto de respostas envolvendo a codificação fonológica e ortográfica.

A avaliação da escrita tem por objetivo identificar qual a dificuldade específica da criança, quais as habilidades estão comprometidas e preservadas.

Na avaliação das dificuldades de escrita são analisadas as seguintes habilidades: 

– ortografia ou codificação gráfica – se refere a codificação de fonemas em grafemas a partir do uso competente das regras fonológicas e ortográficas.

– grafia ou caligrafia (aspectos psicomotores) – envolve uma das habilidades de coordenação motora fina, pode compreender aspectos como a proporção de tamanho das letras, uniformidade de espaço entre elas, uniformidade de inclinação, bem como a fluência.

– a composição ou produção textual – elaboração de notas, narrativas e dissertações. A produção tem como etapas o planejamento da expressão do raciocínio linguístico, a iniciação de engajamento para execução, a alternância em um conjunto de respostas envolvendo a codificação fonológica e ortográfica.