Discalculia
Discalculia
A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em compreender e manipular números e símbolos matemáticos. Uma criança com discalculia pode apresentar problemas no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes. Destaca-se que essas dificuldades não podem ser explicadas por desinteresse ou desmotivação, ou por deficiências intelectuais.
Sinais de alerta para a discalculia:
– Estratégias imaturas de contagem. A criança recorre frequentemente a estratégias imaturas, como contar com os dedos para resolver problemas ou desenhar elementos não simbólicos no caderno para apoiar a contagem;
A discalculia é um transtorno específico de aprendizagem caracterizado pela dificuldade em compreender e manipular números e símbolos matemáticos. Uma criança com discalculia pode apresentar problemas no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e realização de cálculos precisos ou fluentes. Destaca-se que essas dificuldades não podem ser explicadas por desinteresse ou desmotivação, ou por deficiências intelectuais.
Sinais de alerta para a discalculia:
– Estratégias imaturas de contagem. A criança recorre frequentemente a estratégias imaturas, como contar com os dedos para resolver problemas ou desenhar elementos não simbólicos no caderno para apoiar a contagem;
– Dificuldade para aprender e memorizar fatos aritméticos;
– Prejuízo do senso numérico;
– Dificuldades em precisão ou fluência de cálculo;
– Incompreensão dos procedimentos de cálculo e seus conceitos;
– Dificuldades em precisão no raciocínio matemático;
– Dificuldade para decompor um problema em partes;
– Dificuldades para estimar quantidades;
– Reduzida capacidade de subtização;
– Dificuldade com a transcodificação de representações simbólicas;
– Dificuldade para contar em ordem inversa;
– Incompreensão do sistema decimal;
– Prejuízo no desenvolvimento da linha numérica mental.
– Dificuldade para aprender e memorizar fatos aritméticos;
– Prejuízo do senso numérico;
– Dificuldades em precisão ou fluência de cálculo;
– Incompreensão dos procedimentos de cálculo e seus conceitos;
– Dificuldades em precisão no raciocínio matemático;
– Dificuldade para decompor um problema em partes;
– Dificuldades para estimar quantidades;
– Reduzida capacidade de subtização;
– Dificuldade com a transcodificação de representações simbólicas;
– Dificuldade para contar em ordem inversa;
– Incompreensão do sistema decimal;
– Prejuízo no desenvolvimento da linha numérica mental.