Dificuldades na alfabetização
Dificuldades na alfabetização
A alfabetização consiste no desenvolvimento do domínio do código alfabético, ou seja, ser capaz de usar as regras do código para identificar as palavras e associá-las com o seu sentido. Tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização envolve as seguintes competências: conhecimento do alfabeto e a mecânica da escrita/leitura; codificar e decodificar os sons da língua portuguesa em grafemas ou letras; e o desenvolvimento de uma consciência fonológica e da organização dos fonemas em segmentos sonoros maiores: sílabas e palavras.
A alfabetização consiste no desenvolvimento do domínio do código alfabético, ou seja, usar conhecimentos sobre as correspondências entre fonemas e grafemas. Tendo como fundamento a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a alfabetização envolve as seguintes competências: conhecimento do alfabeto e a mecânica da escrita/leitura; codificar e decodificar os sons da língua portuguesa em grafemas ou letras; e o desenvolvimento de uma consciência fonológica e da organização dos fonemas em segmentos sonoros maiores: sílabas e palavras.
Algumas habilidades e competências básicas necessitam ser desenvolvidas anterior ao processo de alfabetização, e podem ser chamadas de habilidades e competências pré-escolares.
Frequentemente encontramos crianças que têm apresentado dificuldades na aprendizagem no início da fase escolar por não terem desenvolvido habilidades prévias necessárias à alfabetização. Em se tratando dos conhecimentos prévios para iniciar a aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa adquirir por exemplo, habilidades como a compreensão do que é um símbolo gráfico, discriminação visual das formas das letras, percepção auditiva, consciência dos sons, das palavras e das sentenças. De momo geral, as habilidades sensoriais, motoras, de linguagem (compreensão oral, consciência fonológica e expressão verbal), de memória e da atenção são fundamentais para promover a aprendizagem da leitura e da escrita.
O objetivo da avaliação psicopedagógica para escolares com dificuldades na alfabetização é identificar quais as habilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita já foram desenvolvidas e quais ainda não foram adquiridas e/ou não foram trabalhadas.
Os resultados obtidos nessa avaliação abrem possibilidades para o desenvolvimento de intervenção precoce em determinadas habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Algumas habilidades e competências básicas necessitam ser desenvolvidas anterior ao processo de alfabetização, e podem ser chamadas de habilidades e competências pré-escolares.
Frequentemente encontramos crianças que têm apresentado dificuldades na aprendizagem no início da fase escolar por não terem desenvolvido habilidades prévias necessárias à alfabetização. Em se tratando dos conhecimentos prévios para iniciar a aprendizagem da leitura e escrita, a criança precisa adquirir por exemplo, habilidades como a compreensão do que é um símbolo gráfico, discriminação visual das formas das letras, percepção auditiva, consciência dos sons, das palavras e das sentenças. De momo geral, as habilidades sensoriais, motoras, de linguagem (compreensão oral, consciência fonológica e expressão verbal), de memória e da atenção são fundamentais para promover a aprendizagem da leitura e da escrita.
O objetivo da avaliação psicopedagógica para escolares com dificuldades na alfabetização é identificar quais as habilidades para a aprendizagem da leitura e da escrita já foram desenvolvidas e quais ainda não foram adquiridas e/ou não foram trabalhadas.
Os resultados obtidos nessa avaliação abrem possibilidades para o desenvolvimento de intervenção precoce em determinadas habilidades que são fundamentais para o desenvolvimento da leitura e escrita.