Dificuldades de Aprendizagem em Matemática
Dificuldades de Aprendizagem em Matemática
As dificuldades de aprendizagem em matemática são geralmente transitórias, mas durante o seu curso exercem um impacto negativo na vida escolar das crianças e adolescentes, como por exemplo: baixa auto-estima, sentimentos de insegurança, ansiedade à matemática e baixo rendimento escolar.
O objetivo da avaliação psicopedagógica para a área das dificuldades de aprendizagem em matemática, é identificar as áreas de concentração das dificuldades e verificar se as competências numéricas foram alcançadas conforme esperado para a idade e/ou grau de escolaridade.
Principais habilidades avaliadas:
– Processamento numérico: compreensão e produção de símbolos e números; leitura, escrita e contagem de números; recuperação de fatos numéricos.
– Cálculo: processamento dos símbolos matemáticos (regras, estratégias); execução de cálculos.
As dificuldades de aprendizagem em matemática são passíveis de recuperação por meio de remediações pedagógicas ou intervenção psicopedagógica.
As dificuldades de aprendizagem em matemática são geralmente transitórias, mas durante o seu curso exercem um impacto negativo na vida escolar das crianças e adolescentes, como por exemplo: baixa auto-estima, sentimentos de insegurança, ansiedade à matemática e baixo rendimento escolar.
O objetivo da avaliação psicopedagógica para a área das dificuldades de aprendizagem em matemática, é identificar as áreas de concentração das dificuldades e verificar se as competências numéricas foram alcançadas conforme esperado para a idade e/ou grau de escolaridade.
Principais habilidades avaliadas:
– Processamento numérico: compreensão e produção de símbolos e números; leitura, escrita e contagem de números; recuperação de fatos numéricos.
– Cálculo: processamento dos símbolos matemáticos (regras, estratégias); execução de cálculos.
As dificuldades de aprendizagem em matemática são passíveis de recuperação por meio de remediações pedagógicas ou intervenção psicopedagógica.