Dificuldades de Aprendizagem em Leitura

Dificuldades de Aprendizagem em Leitura

A avaliação da leitura tem por objetivo identificar qual a dificuldade específica da criança, quais as habilidades estão comprometidas e preservadas.

Na avaliação das dificuldades de leitura são analisadas as seguintes habilidades: 

reconhecimento de palavras (déficits no processamento fonológico)

fluência (déficit primário em velocidade de processamento – comprometimento na fluência ou velocidade de leitura de palavras e de textos, onde a compreensão de leitura também é prejudicada. O déficit pode estar relacionado a dificuldade de automatização dos processos de reconhecimento de palavras, ou a nomeação rápida e o processamento ortográfico)

compreensão (déficits em habilidades de linguagem oral, nomeadamente a compreensão auditiva, além de vocabulário e entendimento de sintaxe, ou alterações em processos específicos da leitura, como a sensibilidade à estrutura textual, ou ainda, prejuízos em memória de trabalho e processos superiores envolvendo o monitoramento da compreensão, integração textual e inferência.

A avaliação da leitura tem por objetivo identificar qual a dificuldade específica da criança, quais as habilidades estão comprometidas e preservadas.

Na avaliação das dificuldades de leitura são analisadas as seguintes habilidades: 

reconhecimento de palavras (déficits no processamento fonológico)

fluência (déficit primário em velocidade de processamento – comprometimento na fluência ou velocidade de leitura de palavras e de textos, onde a compreensão de leitura também é prejudicada. O déficit pode estar relacionado a dificuldade de automatização dos processos de reconhecimento de palavras, ou a nomeação rápida e o processamento ortográfico)

compreensão (déficits em habilidades de linguagem oral, nomeadamente a compreensão auditiva, além de vocabulário e entendimento de sintaxe, ou alterações em processos específicos da leitura, como a sensibilidade à estrutura textual, ou ainda, prejuízos em memória de trabalho e processos superiores envolvendo o monitoramento da compreensão, integração textual e inferência.