Avaliação Psicopedagógica
Avaliação Psicopedagógica
O objetivo da avaliação psicopedagógica é realizar uma investigação cuidadosa em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e adolescentes, como dificuldades nas áreas de leitura, escrita, compreensão e matemática. Além disto, analisar a compatibilidade entre o nível de desempenho acadêmico da criança, sua faixa etária e ano escolar. Conforme a queixa apresentada, avalia-se outras habilidades, como, por exemplo, habilidades iniciais da alfabetização, linguagem, memória, fluência verbal, atenção.
O objetivo da avaliação psicopedagógica é realizar uma investigação cuidadosa em relação às dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças e adolescentes, como dificuldades nas áreas de leitura, escrita, compreensão e matemática. Além disto, analisar a compatibilidade entre o nível de desempenho acadêmico da criança, sua faixa etária e ano escolar. Conforme a queixa apresentada, avalia-se outras habilidades, como, por exemplo, habilidades iniciais da alfabetização, linguagem, memória, fluência verbal, atenção.
A avaliação psicopedagógica é indicada quando a criança ou adolescente apresenta dificuldades de aprendizagem escolar nas áreas de leitura, escrita, matemática, ou queixas relacionadas a transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia. Além disto, também é indicada, quando existe alterações na aprendizagem decorrentes do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
O processo inclui um encontro com os pais ou responsáveis para coleta da história pessoal e familiar, 2 ou 3 encontros com a criança ou adolescente para aplicação dos testes, contato com a escola e professores. O número de sessões varia conforme as exigências do caso. Os dados da avaliação são apresentados aos pais através de um relatório.
O fechamento do diagnóstico requer avaliações complementares de outros especialistas, entre eles: neurologista, psiquiatra, psicólogo e fonoaudiólogo. A intervenção psicopedagógica é baseada na avaliação realizada e realiza-se o planejamento de ações para o desenvolvimento das habilidades deficitárias. Poderão ser trabalhadas estratégias corretivas para leitura, escrita, matemática, motivação escolar, estratégias de aprendizagem, treinamento da atenção, treinamento das funções executivas, etc.