Qual a importância da percepção visual para a aprendizagem da leitura e da escrita?

Qual a importância da percepção visual para a aprendizagem da leitura e da escrita?

percepção visual
percepção visual

Através da visão podemos aprender uma infinidade de coisas, mas, para o cérebro perceber e processar as informações captadas pelos olhos, é necessário que as habilidades de percepção visual não se encontrem prejudicadas. Reconhecer e interpretar os estímulos visuais é uma função complexa realizada pelo cérebro e o desenvolvimento dessa função depende não só da maturação cerebral, como também dos estímulos, das motivações e das experiências visuais do indivíduo.

É possível que uma criança, mesmo com boa acuidade visual apresente dificuldades em processar e entender informações visuais, como relações espaciais, formas ou direção, que podem levá-la a confundir letras e números com formas semelhantes. Assim, uma criança que apresenta dificuldades com a percepção visual, poderá apresentar prejuízos na aprendizagem da escrita, leitura e matemática.

O que é percepção visual?

A percepção visual refere-se à capacidade do cérebro de compreender, organizar e interpretar estímulos sensoriais visuais. Apesar do ser humano nascer com um sistema visual praticamente perfeito para começar a funcionar, é aos poucos e a partir das suas experiências que vai aprendendo a dar significado ao que vê1. Para um objeto ser percebido, pressupõe uma classificação, um ato de cognição dentro de um sistema complexo de conexões, que vai permitir ao indivíduo saber que objeto é aquele2.

Através da visão podemos aprender uma infinidade de coisas, mas, para o cérebro perceber e processar as informações captadas pelos olhos, é necessário que as habilidades de percepção visual não se encontrem prejudicadas. Reconhecer e interpretar os estímulos visuais é uma função complexa realizada pelo cérebro e o desenvolvimento dessa função depende não só da maturação cerebral, como também dos estímulos, das motivações e das experiências visuais do indivíduo.

É possível que uma criança, mesmo com boa acuidade visual apresente dificuldades em processar e entender informações visuais, como relações espaciais, formas ou direção, que podem levá-la a confundir letras e números com formas semelhantes. Assim, uma criança que apresenta dificuldades com a percepção visual, poderá apresentar prejuízos na aprendizagem da escrita, leitura e matemática.

O que é percepção visual?

A percepção visual refere-se à capacidade do cérebro de compreender, organizar e interpretar estímulos sensoriais visuais. Apesar do ser humano nascer com um sistema visual praticamente perfeito para começar a funcionar, é aos poucos e a partir das suas experiências que vai aprendendo a dar significado ao que vê1. Para um objeto ser percebido, pressupõe uma classificação, um ato de cognição dentro de um sistema complexo de conexões, que vai permitir ao indivíduo saber que objeto é aquele2.

Quais são as habilidades envolvidas na percepção visual?

A percepção visual é composta pelas seguintes habilidades:

  • Discriminação visual: capacidade de perceber diferenças ou semelhanças em objetos com base no tamanho, cor, forma, direção.
  • Memória visual: capacidade de recordar estímulos visuais, seja a longo ou curto prazo.
  • Relação espacial: capacidade para entender noções de posição e de direção no espaço.
  • Memória sequencial: capacidade de recordar uma sequência de estímulos visuais.
  • Constância de forma: capacidade de reconhecer e identificar um estímulo visual, mesmo que seu tamanho, cor e direção tenha sido alterada, ou seja, envolve a capacidade de generalização em relação ao estímulo visual.
  • Figura-fundo: capacidade para distinguir uma forma ou caractere impresso do seu fundo, ou seja, refere-se à capacidade de diferenciar e distinguir a figura como centro da atenção, destacando-a em meio a muitos estímulos visuais apresentados ao mesmo tempo.3
  • Fechamento visual: capacidade para reconhecer um objeto quando falta parte dele, ou seja, é a capacidade de identificar ou reconhecer um símbolo ou objeto quando o objeto inteiro não estiver visível.
Percepção visual habilidades

Quais são as habilidades envolvidas na percepção visual?

A percepção visual é composta pelas seguintes habilidades:

  • Discriminação visual: capacidade de perceber diferenças ou semelhanças em objetos com base no tamanho, cor, forma, direção.
  • Memória visual: capacidade de recordar estímulos visuais, seja a longo ou curto prazo.
  • Relação espacial: capacidade para entender noções de posição e de direção no espaço.
  • Memória sequencial: capacidade de recordar uma sequência de estímulos visuais.
  • Constância de forma: capacidade de reconhecer e identificar um estímulo visual, mesmo que seu tamanho, cor e direção tenha sido alterada, ou seja, envolve a capacidade de generalização em relação ao estímulo visual.
  • Figura-fundo: capacidade para distinguir uma forma ou caractere impresso do seu fundo, ou seja, refere-se à capacidade de diferenciar e distinguir a figura como centro da atenção, destacando-a em meio a muitos estímulos visuais apresentados ao mesmo tempo.3
  • Fechamento visual: capacidade para reconhecer um objeto quando falta parte dele, ou seja, é a capacidade de identificar ou reconhecer um símbolo ou objeto quando o objeto inteiro não estiver visível.
Percepção visual habilidades

Como a percepção visual auxilia o processo de aprendizagem da leitura e da escrita?

A aprendizagem da leitura e da escrita envolve habilidades cognitivas, linguísticas e motoras. Dentre as habilidades cognitivas envolvidas nesse processo encontram-se as habilidades perceptovisuais. Dificilmente encontraremos uma atividade escolar que não exija da criança a percepção visual. 

Através do desenvolvimento das habilidades da percepção visual a criança poderá reter imagens visuais das letras e dos números, bem como reproduzir suas formas, aprender a direcionalidade da escrita e a orientação espacial das letras. Assim, quando as crianças apresentam dificuldades com a percepção visual, elas podem apresentar comprometimentos na leitura e na escrita, em função da incapacidade em conceituar formas e direções (discriminação de formas, relação viso-espacial), ou seja, a não conceitualização da forma e da direção das letras, pode levar uma criança a ter dificuldades em diferenciar visualmente as formas gráficas das letras, como: b, d; p, q. Além disso, a percepção visual está envolvida com a coordenação olho-mão, de modo que ao escrever ou desenhar, são necessários movimentos coordenados entre os olhos e as mãos.

Portanto, dificuldades em habilidades perceptivas visuais, bem como distúrbios do processamento visual, acabam levando diretamente a dificuldades de aprendizagem.

Alguns estudos têm revelado uma incidência de problemas de percepção visual em alunos que apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem como a dislexia e a disgrafia. No caso específico da dislexia, as crianças estariam propensas a manifestar alterações perceptivas visuais devido a possíveis disfunções em áreas cerebrais, responsáveis pela percepção viso-espacial necessária implícita na grafia4.

Como a percepção visual auxilia o processo de aprendizagem da leitura e da escrita?

A aprendizagem da leitura e da escrita envolve habilidades cognitivas, linguísticas e motoras. Dentre as habilidades cognitivas envolvidas nesse processo encontram-se as habilidades perceptovisuais. Dificilmente encontraremos uma atividade escolar que não exija da criança a percepção visual. 

Através do desenvolvimento das habilidades da percepção visual a criança poderá reter imagens visuais das letras e dos números, bem como reproduzir suas formas, aprender a direcionalidade da escrita e a orientação espacial das letras. Assim, quando as crianças apresentam dificuldades com a percepção visual, elas podem apresentar comprometimentos na leitura e na escrita, em função da incapacidade em conceituar formas e direções (discriminação de formas, relação viso-espacial), ou seja, a não conceitualização da forma e da direção das letras, pode levar uma criança a ter dificuldades em diferenciar visualmente as formas gráficas das letras, como: b, d; p, q. Além disso, a percepção visual está envolvida com a coordenação olho-mão, de modo que ao escrever ou desenhar, são necessários movimentos coordenados entre os olhos e as mãos.

Portanto, dificuldades em habilidades perceptivas visuais, bem como distúrbios do processamento visual, acabam levando diretamente a dificuldades de aprendizagem.

Alguns estudos têm revelado uma incidência de problemas de percepção visual em alunos que apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem como a dislexia e a disgrafia. No caso específico da dislexia, as crianças estariam propensas a manifestar alterações perceptivas visuais devido a possíveis disfunções em áreas cerebrais, responsáveis pela percepção viso-espacial necessária implícita na grafia4.

Percepção visual orientação espacial

Quais problemas crianças com dificuldades com a percepção visual, podem apresentar?

 – problemas para desenhar formas;

– confusão dos conceitos de tamanho, forma e distância;
– déficit na memória visual;

– dificuldade nas habilidades viso-motoras, ou seja, na capacidade em realizar movimentos coordenados entre os olhos e as mãos;

– menor motivação para atividades que envolvem a escrita;

– dificuldades em seguir instruções visuais;

– dificuldades com a orientação espacial, como saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo, ou ainda, um objeto em relação a outro. Assim como, ter noção de longe ou perto; alto ou baixo e longo ou curto;5

Percepção visual orientação espacial

Quais problemas crianças com dificuldades com a percepção visual, podem apresentar?

 – problemas para desenhar formas;

– confusão dos conceitos de tamanho, forma e distância;
– déficit na memória visual;

– dificuldade nas habilidades viso-motoras, ou seja, na capacidade em realizar movimentos coordenados entre os olhos e as mãos;

– menor motivação para atividades que envolvem a escrita;

– dificuldades em seguir instruções visuais;

– dificuldades com a orientação espacial, como saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo, ou ainda, um objeto em relação a outro. Assim como, ter noção de longe ou perto; alto ou baixo e longo ou curto;5

– problemas para desenhar ou copiar;

– dificuldade em reconhecer a sequência das letras, realização de inversões, substituições e omissões, exemplo: (vai – via);
– inversão de letras, números ou palavras;

– confusão com palavras similares;

– dificuldade em discriminar letras semelhantes (p-b; d-q);

– incapacidade para copiar as formas das letras corretamente, confusão de letras que diferem em relação a orientação espacial;

– sequenciar letras ou números;

– incapacidade de detectar diferenças de formas ou letras;

– dificuldade em reconhecer que uma letra é sempre a mesma, independentemente de aparecer em tamanhos, cores ou fontes diferentes;
– lentidão em aprender letras e números;
– frustração e inibição para produção de textos.

– problemas com conceitos matemáticos: tamanho, magnitude e posição.

– problemas para desenhar ou copiar;

– dificuldade em reconhecer a sequência das letras, realização de inversões, substituições e omissões, exemplo: (vai – via);
– inversão de letras, números ou palavras;

– confusão com palavras similares;

– dificuldade em discriminar letras semelhantes (p-b; d-q);

– incapacidade para copiar as formas das letras corretamente, confusão de letras que diferem em relação a orientação espacial;

– sequenciar letras ou números;

– incapacidade de detectar diferenças de formas ou letras;

– dificuldade em reconhecer que uma letra é sempre a mesma, independentemente de aparecer em tamanhos, cores ou fontes diferentes;
– lentidão em aprender letras e números;
– frustração e inibição para produção de textos.

– problemas com conceitos matemáticos: tamanho, magnitude e posição.

Caso a criança apresente dificuldades com a percepção visual, é recomendável a realização de uma avaliação multidisciplinar para detectar eventuais problemas visuais e/ou quais habilidades perceptivas visuais estão comprometidas, a fim de se chegar a um diagnóstico e promover intervenções apropriadas para as dificuldades apresentadas. A intervenção psicopedagógica poderá ajudar uma criança com dificuldades de percepção visual, a desenvolver as seguintes habilidades: coordenação visuo-motora, discriminação visual; memória visual; relação espacial; memória sequencial; constância de forma; figura-fundo; fechamento visual e caligrafia.

Por fim, é importante salientar que as habilidades de percepção visual devem ser estimuladas e trabalhadas desde a Educação Infantil, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se a criança se encontra. Esse trabalho promoverá habilidades que serão requisitadas no processo da alfabetização. Como exemplo de materiais que podem ser utilizados, podemos citar os materiais da educação sensorial, através deles é possível trabalhar a habilidade de graduar e discriminar os materiais pela sua forma, altura, largura e comprimento.

Referências:

*1.GIMÉNEZ, P. V. Tanta inteligência, tão pouco rendimento: poderia ser a visão a chave para desbloquear sua aprendizagem? São Paulo: Conceito Editorial, 2011.

*2.DELIBERATO, D. Aspectos da percepção em pré-escolares surdos e ouvintes. 2000. 147 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

*3. SILVEIRA, A. M. I. O processamento da informação visual em crianças na alfabetização. Pouso Alegre, 2019, 95 f.

*4. FUSCO, N. Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento. – Marília, 2013. 183 f.

*5. ASSUNÇÃO, Elisabete; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.

SOUZA & CAPELLINI. Percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2011; 28(87): 256-61

Caso a criança apresente dificuldades com a percepção visual, é recomendável a realização de uma avaliação multidisciplinar para detectar eventuais problemas visuais e/ou quais habilidades perceptivas visuais estão comprometidas, a fim de se chegar a um diagnóstico e promover intervenções apropriadas para as dificuldades apresentadas. A intervenção psicopedagógica poderá ajudar uma criança com dificuldades de percepção visual, a desenvolver as seguintes habilidades: coordenação visuo-motora, discriminação visual; memória visual; relação espacial; memória sequencial; constância de forma; figura-fundo; fechamento visual e caligrafia.

Por fim, é importante salientar que as habilidades de percepção visual devem ser estimuladas e trabalhadas desde a Educação Infantil, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se a criança se encontra. Esse trabalho promoverá habilidades que serão requisitadas no processo da alfabetização. Como exemplo de materiais que podem ser utilizados, podemos citar os materiais da educação sensorial, através deles é possível trabalhar a habilidade de graduar e discriminar os materiais pela sua forma, altura, largura e comprimento.

Referências:

*1.GIMÉNEZ, P. V. Tanta inteligência, tão pouco rendimento: poderia ser a visão a chave para desbloquear sua aprendizagem? São Paulo: Conceito Editorial, 2011.

*2.DELIBERATO, D. Aspectos da percepção em pré-escolares surdos e ouvintes. 2000. 147 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

*3. SILVEIRA, A. M. I. O processamento da informação visual em crianças na alfabetização. Pouso Alegre, 2019, 95 f.

*4. FUSCO, N. Elaboração de programa de intervenção com as habilidades percepto-viso-motoras em escolares com dislexia do desenvolvimento. – Marília, 2013. 183 f.

*5. ASSUNÇÃO, Elisabete; COELHO, Maria Teresa. Problemas de Aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.

SOUZA & CAPELLINI. Percepção visual de escolares com distúrbios de aprendizagem. Rev. Psicopedagogia 2011; 28(87): 256-61

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